Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de março de 2011

RECEITAS DO NORDESTE

Farofa de dendê



Ingredientes

dendê
cebola
farinha
sal



Modo de fazer



Ponha o dendê em uma panela, acrescente a cebola picada. Coloque a farinha o suficiente para fazer a farofa. Sal a gosto. Mexa sem parar para ficar toda por igual e torradinha.

Farofa de dendê



Ingredientes

dendê
cebola
farinha
sal



Modo de fazer



Ponha o dendê em uma panela, acrescente a cebola picada. Coloque a farinha o suficiente para fazer a farofa. Sal a gosto. Mexa sem parar para ficar toda por igual e torradinha.

Molho de pimenta



Ingredientes

pimenta verde (malagueta)
coentro e cebola cortadinhos
limão e sal



Modo de fazer



Machuque bem as pimentas. Acrescente a cebola e o coentro bem picados, o caldo do limão e o sal


Moqueca de catado de siri ou caranguejo



Ingredientes

1 kg de catado de siri ou caranguejo
3 dentes de alho socado com sal e limão
1 cebola
1 pimentão
2 tomates
coentro e cebolinha
1 xícara (chá) de dendê (mais ou menos)
leite de 1 coco
pimenta malagueta ou de cheiro (opcional)



Modo de fazer



Tempere o catado com alho, sal e limão. Bote óleo em uma panela, ponha o catado, os temperos verdes picados, a cebola, o pimentão e os tomates em rodelas por cima e o dendê. Leve ao fogo para cozinhar. Quando ferver, quase cozido, ponha o leite de coco e deixe ferver mais um pouco. Mexa sempre para não pegar.

Obs : O catado cozinha em poucos minutos pois já é aferventado.



Peixe assado no leite de côco



Ingredientes



1 dourado grande
1 pimentão vermelho
½ xícara de azeite, sal, limão
rodelas de cebola, salsa, coentro
1 vidro de leite de côco
farinha de mandioca, molho de tomate



Modo de fazer



Limpe o peixe, esfregue com sal, limão, rodelas de cebola, salsa, coentro, pimentão (de preferência vermelho) e deixe-o descansar nesse tempero. Depois leve o peixe para uma assadeira com os temperos, regando com bom azeite. Quando estiver quase pronto, junte umas duas conchas de molho de tomate e o leite de um côco. Sirva com um bom pirão de farinha de mandioca.

Sarapatel

Ingredientes
Sangue de porco, 1 garrafa de vinagre, 1 colher de sopa de sal, todos os miúdos de porco, tempero seco, como se usa no preparo de carne guisada, temperos verdes (tomate, coentro e cebola), 2 folhas de louro, meio quilo de banha.



Modo de Fazer
Guarde o sangue cru. Lave as tripas com limão, bem lavadas. O mesmo acontecendo com os miúdos. Corte tudo em pedacinhos. Junte tudo num caldeirão grande com bastante água e os temperos verdes e secos. Cozinhe de um dia para o outro e deixe no fogo até a hora de ser servido. Bote a banha toda, as folhas de louro. Quase na hora de tirar do fogo, quando os miúdos estiverem cozidos, ponha o sal.

Sarapatel



Ingredientes

tripas e miúdos de porco bem limpos e lavados com limão e aferventados
coentro e sal
folhas de louro e pimenta-do-reino
cravo-da-índia moído
2 dentes de alho



Modo de fazer



Depois de cortar tudo em pedacinhos, faça o tempero bem socado. Junte a esses temperos os miúdos já picados e deixe tomar gosto. Afervente em separado o sangue, que é depois esfarelado dentro da panela. Põe-se um pouco de água e deixa-se cozinhar bem devagar, de um dia para outro.


Xinxim de bofe



Ingredientes



2 kg de bofe fresco (de boi)
½ kg de camarões fresco ou seco
2 cebolas
3 tomates
coentro, coentro largo e cebolinha (à vontade)
2 xícaras de dendê
leite de 1 coco
alho socado com sal
2 colheres (sopa) de farinha de camarão
1 colher (sopa) de farinha de amendoim
1 colher (sopa) de farinha de castanha
óleo



Modo de fazer



Corte o bofe em pedaços pequenos. Tire todos os nervos. Afervente em água e sal. Escorra. Passe na máquina de moer carne, em peça não muito fina. Leve ao fogo para cozinhar. Ponha bastante água. À parte, faça uma moqueca com os temperos, os camarões, as farinhas e o dendê. Ponha a metade da moqueca no bofe que deve estar cozinhando. Na outra metade ponha o leite de coco. Deixe ferver um pouco. Ponha no bofe quase cozido. Mexa sempre para não pegar no fundo da panela. Experimente o sal. Se gostar, ponha 1 pimenta de cheiro antes de tirar do fogo.

Obs: O xinxim de bofe deve ficar com o mínimo de caldo possível. O bofe demora um pouco para cozinhar. Daí ser necessário sempre colocar um pouco de água quente. Só ponha o último tempero quando secar a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário